sábado, 9 de junho de 2012

Carne assada no forno de convecção



Numa das minhas pesquisas por algumas páginas da internet deparei-me com a descrição de um forno de convecção. Fiquei  curiosa e resolvi aprofundar as minhas pesquisas, a opinião da minha cunhada Maria José, que já tem um forno deste género, há alguns anos, também teve grande influência e cheguei à conclusão que seria uma aquisição interessante.
Efetuei a compara e no prazo de uma semana recebi o forno em casa, com despesas de envio o preço final foi de 55 euros.
Já fiz vários pratos neste forno: pão de azeitonas, pizza, frango assado, legumes cozidos e hoje resolvi experimentar assar carne. Foi um sucesso, cá em casa.
Se quiserem experimentar deixo aqui a receita.

Ingredientes:

600 grs de carne de vaca de boa qualidade
2 cebolas
2 dentes de alho
200 grs de cogumelos
meio litro de caldo de galinha

Toste a carne em azeite por 10 m, 5 para cada lado, em lume forte.
Transfira a carne para a forma que pretende colocar dentro do forno. No recipiente em que tostou a carne coloque as cebolas, os cogumelos e os restantes ingredientes e deixe alourar. Junte estes ingredientes à carne e programe o forno para 1h30m. 
Retire a carne do forno e deixe repousar. Coloque a marinada que se formou num liquidificador e triture todos os ingredientes. Ficará com um molho espesso e saboroso. Fatie a carne e coloque o molho por cima das fatias. Sirva acompanhado com puré de batata e cebolinho fresco.

Nota: O recipiente a utilizar no forno de convecção deve ser fino e baixo. Num forno normal o tempo de cozedura seria de 2 horas. 

Bom apetite.











Pudim Maria Sharapova


Primeiro título para Maria Sharapova em Roland Garros


A tenista russa Maria Sharapova venceu neste sábado pela primeira vez o torneio de Roland Garros, em Paris, ao derrotar na final a italiana Sara Errani, por 6-3 e 6-2, fazendo o “Grand Slam” de carreira.
Sharapova, segunda cabeça de série, que na segunda-feira será oficialmente a número um mundial, é a décima jogadora a ganhar os quatro torneios do “Grand Slam”, depois das vitórias em Wimbledon (2004), no US Open (2006) e no Open da Austrália (2008).

Hoje, em homenagem à tenista Maria Sharapova, resolvi fazer um pudim, original, com uma combinação de sabores que resultaram muito bem, pelo menos foi essa a opinião do meu marido " Este pudim é fresco, suave e a junção do doce com um toque mais ácido das cerejas confere-lhe um sabor único2".

Ingredientes:

Meio litro de leite
4 colheres de sopa de amido de milho 
2 colheres de sopa de açúcar
2 ovos

Juntar todos os ingredientes e levar a lume brando até ao início da entrada em ebulição. Retire do lume e coloque o pudim num recipiente.

Calda

Ingredientes:
Meio kg de cerejas frescas
2 dl de aguardente ou de vodka
2 colheres de sopa de açúcar
2 paus de canela

Lave as cerejas e retire-lhe o caroço. Misture todos os ingredientes e deixe repousar por 30 minutos.  Leve a mistura a ferver em lume brando por 10 minutos. Disponha esta calda por cima do pudim e sirva bem fresco.



Bom apetite.